Alunos do Sepam gravam podcasts sobre a Segunda Guerra Mundial.

PROFESSORES: Edenilson Mikuska (Filosofia), Jaqueline Zanluchi (Língua Inglesa), Marcela Marabeli Pagano de Oliveira (Português, Prod. Texto e Literatura) e Rubia Janz (História).

TURMAS: 9º ano – Ensino Fundamental.

TEMA: Podcast sobre a Segunda Guerra Mundial.

Projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura, Produção de Texto, Filosofia, História e Língua Inglesa.

Os temas trabalhados inter-relacionam temáticas referentes à Segunda Guerra Mundial com as obras de literatura “O médico e o Monstro”, de Robert Louis Stevenson, e “The Diary of a young girl Anne Frank”, usando balizas éticas e morais nessas análises.

Atividades:

· História: entrevista (os alunos gravaram as perguntas e o senhor gravou as respostas) com um senhor alemão, que mora no município de Contenda-PR e participou da guerra.

· Inglês: bate-papo (por videoconferência, e em inglês), com uma ex-aluna Sepam (Rafaela Shubert Martinez), que mora atualmente na Alemanha.

· Filosofia: o professor propôs 8 temas filosóficos, onde os alunos dividiram-se em grupos e escolheram um deles para trabalhar. Eles relacionaram situações da segunda guerra mundial e os dois livros, apresentaram e escreveram um texto a respeito, que foi transformado em podcast.

· Alguns alunos, representantes dos grupos, foram até o estúdio da CBN para fazer a gravação do podcast.

Depoimentos:

Prof. Edenilson Mikuska: “Dividir o conhecimento em disciplinas permite um estudo detalhado e mais aprofundado. Um dos principais resultados desse projeto interdisciplinar é fazer com que o aluno perceba que o que ele aprende faz parte de algo muito mais amplo, e que as disciplinas são interligadas e dialogam entre si”.

Profª. Marcela Marabeli Pagano de Oliveira: Os alunos entenderam que a literatura não é somente aquele texto que lemos em aula, que os assuntos que eles aprendem em outras disciplinas podem ser relacionados com as obras literárias. Conseguiram entender e vivenciar a essência da literatura”.

Profª. Jaqueline Zanluchi: “Trabalhar com o diário de Anne Frank e nos aprofundarmos no contexto da Segunda Guerra Mundial foi uma troca muito rica entre o Inglês, a História e a Literatura. Percebemos alunos extremamente interessados em saber como o diário mais famoso do mundo foi escrito. Acredito ainda que, devido à pandemia, eles conseguiram se identificar com Anne, pois tiveram que abrir mão de muitas coisas durante a quarentena”.

Aluna Izabela Cray da Costa: "Gosto muito desses projetos interdisciplinares, pois eles nos fazem conectar o que estamos aprendendo nas disciplinas com o nosso dia a dia. Além disso, ele trouxe aquele gostinho de sala de aula. Mesmo a distância percebemos que o colégio está se esforçando para manter nós, alunos, motivados. Só tenho elogios para este projeto".

Aluna Giovana Gruska: “Eu agradeço ao Colégio Sepam por me dar a oportunidade de refletir um pouco mais sobre esse assunto, a Segunda Guerra Mundial. E foi minha a primeira vez que participei de uma gravação em rádio. Achei muito divertido, vou levar sempre comigo essa experiência”.

Links do podcast:

Spotify: https://open.spotify.com/show/5DsWJErT2YH7tCLoRGpbQ8?si=0hi_Kiw8S9aDAXS2Go6gMg

Soundcloud:

https://soundcloud.com/user-167605992/sets/podcasts-sobre-a-segunda-guerra-mundial-gravacao-turmas-do-9-ano-do-sepam

Fotos: André Jonsson


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Múltiplo Leminski