Brincadeira ‘círculo de controle’ auxilia alunos a refletirem sobre atitudes
PROFESSORA: Flávia Vanessa Starke, 2º ano
O Colégio Sepam possui como parte do currículo o programa internacional Líder em Mim, envolvendo todas as turmas do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). Na última semana, as crianças do 2º ano participaram de uma dinâmica para refletir sobre atitudes e ações que podem ou não ser controladas.
“Precisamos aprender a focar nas coisas que estão dentro de nosso alcance, mudar ou melhorar. Um bom líder não desperdiça energia e tempo com coisas que estão fora de seu círculo de controle”, explica a professora Flávia Vanessa Starke, que conduziu a dinâmica com os alunos.
A brincadeira foi pular dentro ou fora de um bambolê, que representava o limite do que pode ou não ser controlado; a professora colocou exemplos de ações, fatos ou atitudes para os alunos decidirem: 1. posso controlar - ação: pular dentro do bambolê; 2. não posso controlar - ação: pular fora do bambolê. As crianças divertiram-se, dialogaram e refletiram sobre o tema, comparando com ações que podem ter no seu dia a dia. “Elas compreenderam que certas coisas não podemos mudar, mesmo que nos aborreça, mas podemos escolher nosso próprio humor e focar em coisas positivas”, destaca Flávia.
O programa Líder em Mim foi desenvolvido nos Estados Unidos, baseado em estudos de doutorado de Stephen R. Covey, autor do livro best seller “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, e adaptado à realidade brasileira para escolas do nível básico.
O Colégio Sepam possui como parte do currículo o programa internacional Líder em Mim, envolvendo todas as turmas do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). Na última semana, as crianças do 2º ano participaram de uma dinâmica para refletir sobre atitudes e ações que podem ou não ser controladas.
“Precisamos aprender a focar nas coisas que estão dentro de nosso alcance, mudar ou melhorar. Um bom líder não desperdiça energia e tempo com coisas que estão fora de seu círculo de controle”, explica a professora Flávia Vanessa Starke, que conduziu a dinâmica com os alunos.
A brincadeira foi pular dentro ou fora de um bambolê, que representava o limite do que pode ou não ser controlado; a professora colocou exemplos de ações, fatos ou atitudes para os alunos decidirem: 1. posso controlar - ação: pular dentro do bambolê; 2. não posso controlar - ação: pular fora do bambolê. As crianças divertiram-se, dialogaram e refletiram sobre o tema, comparando com ações que podem ter no seu dia a dia. “Elas compreenderam que certas coisas não podemos mudar, mesmo que nos aborreça, mas podemos escolher nosso próprio humor e focar em coisas positivas”, destaca Flávia.
O programa Líder em Mim foi desenvolvido nos Estados Unidos, baseado em estudos de doutorado de Stephen R. Covey, autor do livro best seller “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, e adaptado à realidade brasileira para escolas do nível básico.
Comentários
Postar um comentário