Projeto: Deu like em Literatura e Matemática: um olhar cotidiano para a obra “O Meu Pé de Laranja Lima".
AUTORAS
Professora Ana Caroline Cavanhari Neumann
Professora Bianca Aparecida Holm de Oliveira
Sétimos anos
Durante o 1º bimestre nas aulas de Literatura, os alunos dos 7° anos realizaram em sala de aula juntamente com a professora, a leitura crítica e comentada da obra “ O Meu pé de laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos.
Nessa perspectiva, buscou-se por meio da leitura do livro uma abordagem interdisciplinar entre as matérias de Literatura e Matemática, inserindo como ferramenta de apoio digital uma WebQuest. Assim, dentro dessa plataforma digital estavam contidas informações relevantes para desenvolvimento de atividades realizadas sobre o conteúdo de desigualdade social presente no livro de José Mauro de Vasconcelos e círculo e circunferência do conteúdo abordado na disciplina de Matemática.
Nas atividades, instigaram-se o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes acerca das diferentes classes sociais e de como se pode construir um gráfico de setores a partir das informações trabalhadas no livro.
Por ser uma investigação de natureza qualitativa e interpretativa, os resultados deste projeto apontam que é possível trabalhar a Matemática e Literatura de forma contextualizada, podendo dessa forma, instigar os alunos pelo conhecimento social e formal, utilizando-se da leitura de livros trabalhados na aula de Literatura atrelados com atividades matemáticas, além disso, associando nesse processo a tecnologia com a WebQuest valorizando o protagonismo do aluno.
Professora Ana Caroline Cavanhari Neumann
Professora Bianca Aparecida Holm de Oliveira
Sétimos anos
Durante o 1º bimestre nas aulas de Literatura, os alunos dos 7° anos realizaram em sala de aula juntamente com a professora, a leitura crítica e comentada da obra “ O Meu pé de laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos.
Nessa perspectiva, buscou-se por meio da leitura do livro uma abordagem interdisciplinar entre as matérias de Literatura e Matemática, inserindo como ferramenta de apoio digital uma WebQuest. Assim, dentro dessa plataforma digital estavam contidas informações relevantes para desenvolvimento de atividades realizadas sobre o conteúdo de desigualdade social presente no livro de José Mauro de Vasconcelos e círculo e circunferência do conteúdo abordado na disciplina de Matemática.
Nas atividades, instigaram-se o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes acerca das diferentes classes sociais e de como se pode construir um gráfico de setores a partir das informações trabalhadas no livro.
Por ser uma investigação de natureza qualitativa e interpretativa, os resultados deste projeto apontam que é possível trabalhar a Matemática e Literatura de forma contextualizada, podendo dessa forma, instigar os alunos pelo conhecimento social e formal, utilizando-se da leitura de livros trabalhados na aula de Literatura atrelados com atividades matemáticas, além disso, associando nesse processo a tecnologia com a WebQuest valorizando o protagonismo do aluno.
Comentários
Postar um comentário