Projeto Literário Coletâneas Sepam- Cordel

AUTORA
Professora Ana Caroline Cavanhari Neumann

O Projeto Literário Coletâneas Sepam faz parte dos projetos pedagógicos do Colégio Sepam, de Ponta Grossa-PR, desde 2017, tendo como principal objetivo estimular os alunos à prática da escrita, mostrando-lhes que cada um possui sua habilidade e identidade discursiva por meio do texto escrito, e que não podemos nos prender nas premissas: “eu não sei escrever” ou “o professor é o único leitor do meu texto”. Assim, no final do projeto, os alunos lançam os seus livros com o gênero trabalhado durante o ano. No ano de 2022, os alunos dos sétimos anos ficaram com a produção de poemas de cordel.

A Literatura de Cordel é um gênero popular em que a escrita possui traços informais. Geralmente publicada em varais, o que originou o seu nome, este gênero poético é caracterizado pela utilização de rima e métrica.

No primeiro bimestre, nas aulas de Produção de Texto, os alunos deram início à sua construção poética…com a famosa “inspiração”. Os seus primeiros versos foram fundamentados em algo de suas vidas, como uma experiência, uma história, uma sensação, um sentimento. Os estudantes começaram a entender o que é o conceito de poesia, esse “start” dentro da produção artística. Assim, foi com a temática "minha vida em cordel" que os alunos expressaram com legitimidade o seu protagonismo no mundo, aprenderam as características deste gênero literário e a produzir os seus primeiros versos.

No segundo bimestre, os estudantes “lapidaram" os seus cordéis acrescentando a eles métrica e rima, formando as suas sextilhas de redondilha maior. Como brincamos em sala de aula, esse é o processo de “expiração”, o trabalho do poeta acerca do seu texto. Além de toda essa produção na escrita, as ilustrações do livro foram realizadas pelo olhar dos alunos do curso de desenho Sepam.

No terceiro bimestre, os estudantes dos sétimos anos produziram uma releitura dos seus Cordéis, através de textos digitais como foto e vídeo. Neste trabalho, eles puderam dar “vida” aos seus poemas através de outro formato, o digital.

Dessa forma, o projeto objetiva dar movimento às palavras tecidas em sala de aula, fazendo com que a professora não seja a única leitora dos cordéis, assim encantando desconhecidos leitores.

1)    Aluna: Esthefani Thaina Mendes 7°C

            Foto inspirada no cordel: Minha vida em cordel


Uma menininha nasceu

Não tão preparada para viver

Uma vida grande lá fora

Que batalha muito para permanecer

Uma rosa que cresceu despedaçada

Que a uma vida para ver

 

Uma rosa esmagada

Pronta para começar a correr

Agora pronta para se libertar

Para um sonho a aprender

Voando pelas passarelas

Para meu sonho receber

 

Voando em meus pensamentos

Há batimentos a reconhecer

E em meu corpo a dançar

Com sincronias a permanecer

Essa é a história

De uma vida tentando sobreviver


1)    Aluna: Paula Mattos 7°A

Foto inspirada no cordel: Minha cachorrinha


Minha Cachorrinha

 

Minnie é divertida.

Ela adora brincar.

Ela ama me morder.

E adora passear.

Muito brincalhona.

O brinquedo ama jogar.

 

Ela ama os brinquedos.

E é muito fofinha.

Minnie adora dormir.

É bem pequenininha.

Ela é bem agitada.

É muito bonitinha.

 

Ela adora correr.

Ela é bem pretinha.

Adora tomar banho.

Fica bem cheirosinha.

Ela é muito amada.

A minha cachorrinha.

 

Paula Rocha Mattos


1)    Aluna: Vitoria Bueno Felipe

Foto inspirada no cordel: Meu aniversário


Meu aniversário

 

Dia 02/09 começou assim:

Acordei levantei

Me arrumei pra a escola

Meu aniversário então falei

E cantamos parabéns

Não sei nem o que farei

 

Logo depois fui almoçar

Minha família a me abraçar

Depois sai com a minha prima

Oque será que vou ganhar

Um pijama eu comprei

E um lanche irei pegar.

 

Uma festa minha mãe fez

O tema era sobre mim

Ganhei dinheiro e presentes

Havia um bolinho sim

Dez horas fui dormir

E meu dia terminou assim.

  






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Produção comemorativa

Poemas sobre a paz

Alimentação saudável e exercícios físicos