Projeto Literário Coletâneas Sepam- Cordel
AUTORA
Professora Ana Caroline Cavanhari Neumann
O Projeto Literário Coletâneas Sepam faz parte dos projetos pedagógicos do Colégio Sepam, de Ponta Grossa-PR, desde 2017, tendo como principal objetivo estimular os alunos à prática da escrita, mostrando-lhes que cada um possui sua habilidade e identidade discursiva por meio do texto escrito, e que não podemos nos prender nas premissas: “eu não sei escrever” ou “o professor é o único leitor do meu texto”. Assim, no final do projeto, os alunos lançam os seus livros com o gênero trabalhado durante o ano. No ano de 2022, os alunos dos sétimos anos ficaram com a produção de poemas de cordel.
A Literatura de Cordel é um gênero popular em que a escrita possui traços informais. Geralmente publicada em varais, o que originou o seu nome, este gênero poético é caracterizado pela utilização de rima e métrica.
No primeiro bimestre, nas aulas de Produção de Texto, os alunos deram início à sua construção poética…com a famosa “inspiração”. Os seus primeiros versos foram fundamentados em algo de suas vidas, como uma experiência, uma história, uma sensação, um sentimento. Os estudantes começaram a entender o que é o conceito de poesia, esse “start” dentro da produção artística. Assim, foi com a temática "minha vida em cordel" que os alunos expressaram com legitimidade o seu protagonismo no mundo, aprenderam as características deste gênero literário e a produzir os seus primeiros versos.
No segundo bimestre, os estudantes “lapidaram" os seus cordéis acrescentando a eles métrica e rima, formando as suas sextilhas de redondilha maior. Como brincamos em sala de aula, esse é o processo de “expiração”, o trabalho do poeta acerca do seu texto. Além de toda essa produção na escrita, as ilustrações do livro foram realizadas pelo olhar dos alunos do curso de desenho Sepam.
No terceiro bimestre, os estudantes dos sétimos anos produziram uma releitura dos seus Cordéis, através de textos digitais como foto e vídeo. Neste trabalho, eles puderam dar “vida” aos seus poemas através de outro formato, o digital.
Dessa forma, o projeto objetiva dar movimento às palavras tecidas em sala de aula, fazendo com que a professora não seja a única leitora dos cordéis, assim encantando desconhecidos leitores.
Professora Ana Caroline Cavanhari Neumann
O Projeto Literário Coletâneas Sepam faz parte dos projetos pedagógicos do Colégio Sepam, de Ponta Grossa-PR, desde 2017, tendo como principal objetivo estimular os alunos à prática da escrita, mostrando-lhes que cada um possui sua habilidade e identidade discursiva por meio do texto escrito, e que não podemos nos prender nas premissas: “eu não sei escrever” ou “o professor é o único leitor do meu texto”. Assim, no final do projeto, os alunos lançam os seus livros com o gênero trabalhado durante o ano. No ano de 2022, os alunos dos sétimos anos ficaram com a produção de poemas de cordel.
A Literatura de Cordel é um gênero popular em que a escrita possui traços informais. Geralmente publicada em varais, o que originou o seu nome, este gênero poético é caracterizado pela utilização de rima e métrica.
No primeiro bimestre, nas aulas de Produção de Texto, os alunos deram início à sua construção poética…com a famosa “inspiração”. Os seus primeiros versos foram fundamentados em algo de suas vidas, como uma experiência, uma história, uma sensação, um sentimento. Os estudantes começaram a entender o que é o conceito de poesia, esse “start” dentro da produção artística. Assim, foi com a temática "minha vida em cordel" que os alunos expressaram com legitimidade o seu protagonismo no mundo, aprenderam as características deste gênero literário e a produzir os seus primeiros versos.
No segundo bimestre, os estudantes “lapidaram" os seus cordéis acrescentando a eles métrica e rima, formando as suas sextilhas de redondilha maior. Como brincamos em sala de aula, esse é o processo de “expiração”, o trabalho do poeta acerca do seu texto. Além de toda essa produção na escrita, as ilustrações do livro foram realizadas pelo olhar dos alunos do curso de desenho Sepam.
No terceiro bimestre, os estudantes dos sétimos anos produziram uma releitura dos seus Cordéis, através de textos digitais como foto e vídeo. Neste trabalho, eles puderam dar “vida” aos seus poemas através de outro formato, o digital.
Dessa forma, o projeto objetiva dar movimento às palavras tecidas em sala de aula, fazendo com que a professora não seja a única leitora dos cordéis, assim encantando desconhecidos leitores.
1) Aluna: Esthefani Thaina Mendes 7°C Foto inspirada no cordel: Minha vida em cordel |
Uma menininha nasceu
Não tão preparada para viver
Uma vida grande lá fora
Que batalha muito para permanecer
Uma rosa que cresceu despedaçada
Que a uma vida para ver
Uma rosa esmagada
Pronta para começar a correr
Agora pronta para se libertar
Para um sonho a aprender
Voando pelas passarelas
Para meu sonho receber
Voando em meus pensamentos
Há batimentos a reconhecer
E em meu corpo a dançar
Com sincronias a permanecer
Essa é a história
De uma vida tentando sobreviver
Comentários
Postar um comentário